FARMACOVIGILÂNCIA

parallax background

Farmacovigilância

Devido à diversidade da população e considerando um número restrito de indivíduos durante a realização dos estudos clínicos, nem sempre é possível determinar todos os possíveis eventos adversos causados pelos medicamentos. Desta forma, é responsabilidade da Geyer Medicamentos conhecer a fundo seus medicamentos, detectando mesmo aqueles eventos adversos mais raros, não previstos ou não observados durante a realização desses estudos, visando à adoção de práticas que promovam a segurança de seus pacientes.

A área responsável pelo monitoramento dos eventos adversos é o setor de Farmacovigilância, o qual é constituído por farmacêuticos treinados e capacitados, focados em receber, acompanhar e avaliar qualquer relato de suspeita de evento adverso de seus produtos que chegue ao conhecimento da empresa; revisar a literatura científica; bem como realizar todos os procedimentos cabíveis de notificação às Autoridades Sanitárias Nacionais.

Mas o que é Farmacovigilância?

Segundo a Resolução RDC nº 04 de 2009 da ANVISA, a Farmacovigilância compreende as atividades relativas à detecção, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou outros problemas relacionados a medicamentos. Em outras palavras, significa estar atento para tudo o que está relacionado à segurança dos pacientes frente ao uso dos medicamentos da empresa e contribuir para avaliação dos riscos-benefícios destes produtos.

Desta forma, é de suma importância o relato espontâneo dos consumidores e profissionais da saúde sobre as suspeitas de eventos adversos dos medicamentos da empresa para que juntos possamos estabelecer o uso racional dos medicamentos.

O que são Eventos Adversos:

Um evento adverso é qualquer ocorrência médica desfavorável, que pode ocorrer durante o tratamento com um medicamento, mas que não possui, necessariamente, relação causal com esse tratamento. Como exemplos de eventos adversos pode-se citar a ocorrência de: náuseas, vômitos, alergias, dores de cabeça, interação entre os medicamentos, uso abusivo de medicamentos, etc.

parallax background

Quem pode relatar um Evento Adverso e como relatar?

Qualquer pessoa seja ela profissional da saúde, cliente, consumidor ou responsável pelo paciente pode relatar à Geyer Medicamentos qualquer suspeita de evento adverso decorrentes do uso dos seus medicamentos. Essas informações são confidenciais e de grande importância para a empresa. Os relatos podem ser feitos pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) pelo telefone 0800-604 00 75 ou pelos e-mails sac@geyermed.com.br ou farmacovigilancia@geyermed.com.br. Caso escolha pelo envio dos relatos via e-mail, não se esqueça de informar seu telefone para que possamos entrar em contato para tirarmos todas as dúvidas.